saiba os passos mais simples para criar um nome de uma marca com impacto.
- Adamo Sousa Sousa
- 20 de ago. de 2018
- 1 min de leitura

100% da população acima de 15 anos já passou pelo processo de nomear algo e com toda certeza você empresário já passou dias para dar nome a uma empresa, produto, serviço, ação ou até mesmo uma promoção. No Branding nós utilizamos o NAMING, o NAMING é uma área do Branding e se torna um dos mais difíceis processos no Marketing, é o processo para definição de um NOME que tenha como objetivo identificar a marca e acompanhar os objetivos e valores da empresa.
Em resumo, alguns livros e artigos é explicado formas de torna menos complexo esse processo, para inicio pensamos em 3 possibilidades, a primeira NOMES INVENTADOS, a segunda NOMES DESCRITIVOS, a terceira NOMES EXPERIENCIALISTAS.
Explicando:
NOME INVENTADOS, nomes criados dessa forma detêm a serem únicos, dessa forma é muito mais fácil o processo de registro e posicionamento de marca, porém requer mais atenção e um processo mais demorado de criação. Exemplos: Youtube, Facebook, Coca Cola, Sprite.
NOMES DESCRITIVOS, São claros, objetivos e autoexplicativos, o próprio nome já traz a facilidade do entendimento de saber do que se trata a empresa. Exemplo: ESCOLA CANTO DO SABER, AUTO ESCOLA DIRIJA BEM, FUNERÁRIA VOLTE SEMPRE.
NOMES EXPERIENCIALISTAS, São nomes que remetem a uma sensação, expressão ou experiência do seu cliente. Exemplo: Whatsapp! Oi!
Após perceber em qual possibilidade irá se enquadrar, siga essas dicas:
1º- SEJA SIMPLES
2º TENHA CLAREZA
3º REPRESENTE ALGO
4º QUE PASSE ALGUMA EMOÇÃO AO CLIENTE
5º QUE TENHA ALGUMA INSPIRAÇÃO, QUE CHAME A ATENÇÃO.
6º BUSQUE REFERÊNCIAS PESSOAIS, VOCÊ TERÁ QUE SER O PRIMEIRO A SE APAIXONAR PELA MARCA.
O NAMING é um tema bem extenso, voltarei a falar com mais detalhes sobre ele nos próximos textos.
Σχόλια